Pular para o conteúdo principal

Destaques

2º Picnic para conscientização sobre a Sindrome de Irlen (Conhecer, Diagnosticar, Tratar & Melhorar)

        No ultimo domingo dia 5 de agosto ocorreu o segundo picnic simultâneo em prol da conscientização sobre a Síndrome de Irlen, dessa vez Petrópolis também entrou na brincadeira, nos reunimos em um ponto turístico que é símbolo da cidade, o Palácio Quitandinha e de quebra ganhei uma comemoração de aniversário, pois completei 29 anos no mesmo dia.         Apesar de já contarmos com um número considerável de portadores da SI diagnosticados na nossa cidade, nessa primeira ocorrência em Petrópolis, contamos com a presença de 2 portadores (eu e Aryanne) e uma Screener (Sandra Reis) além também de amigos e familiares.        O tema é delicado e gera muita controvérsia, esses e muitos outros fatores podem implicar na não exposição de algumas pessoas, outras também optam apenas por tocarem suas vidas sem muito envolvimento na causa e ainda existem aquelas que querem apenas tirar proveito da situação. (Já ouvi falar sobre um caso de um oftalmologista que prescrevia lentes pintadas por

O Blog Odisseia SI

O Blog Odisseia SI foi criado com o intuito de levar a minha perspetiva pessoal  desde a descoberta da Sindrome de Irlen junto da screener Sandra Reis e o diagnóstico comprobatório do Hospital de Olhos de Nova Lima, até o momento atual, onde já faço uso dos filtros espectrais (óculos pra SI) a aproximadamente 5 meses.

Além do ponto de vista pessoal sobre o ocorrido e também do dia a dia de portador vou procurar compartilhar todo e qualquer conhecimento relacionado sobre.
Tudo começou em novembro de 2017 e desde então venho feito muita pesquisa, feito contato com muita gente de dentro e fora do país, todo esse conteúdo será compartilhado nos próximos posts, assim visando contribuir para que a informação alcance mais pessoas.

A desinformação predomina e em média 14% da população mundial é portadora da mesma, um numero extremamente alto e expressivo para o descaso e a falta de apoio até mesmo por parte da comunidade médica. É visível o poder da indústria para manter a descoberta e tratativa da síndrome por baixo dos panos, os estudos se iniciaram com Helen Irlen a aproximadamente 40 anos e a apenas 5 anos temos  acesso ao diagnóstico e tratativa no Brasil graças aos esforços da Dr. Márcia Guimarães e do Dr Ricardo Guimarães, que estão a frente do Hospital localizado em Minas Gerais referencia na saúde ocular no país.

Apesar de todo esse conflito de interesses a comunidade de portadores e mães de portadores se uniu e vem juntando forças para uma melhor conscientização geral, principalmente junto ao governo, audiências públicas já ocorreram e o ano de 2017 foi de muitas vitórias, não só pra mim mas pra todos os envolvidos nessa batalha.

Contato Screener Sandra Reis: sandralfreis@gmail.com
Hospital de Olhos: http://fundacaoholhos.com.br/
Instituto Irlen (em inglês): http://irlen.com/


Igor Valle



Comentários